Hábito: Ler #1

Essa semana começou pra mim no dia de hoje, terça-feira, e vai lá saber o por quê… E nesse comecinho de semana iniciei com meu novo hábito, ler. Eu tinha esse hábito, mas não leio acho que faz uns 3 anos por ENE (N?) motivos. Só resumindo estou em um processo de grande mudanças na minha vida há mais ou menos uns 4 anos (sou péssima com datas e períodos) e só nesse ano comecei a colher os frutos do que resolvi plantar lá atrás. Essa mudança foi do tipo RESET. Estou falando disso porque durante esse período era realmente impossível ler qualquer coisa, juro que tentei e hoje tenho quatro livros lidos só até a metade.

Eu amo ler, acredito que esse não será meu pior desafio nessa etapa de aprimoramento de tudo que consegui construir dentro desses 4 anos, que foi até pouco tempo pra quem começou do zero. Vamos aos meus desafios e metas então.

open-bookcrédito da imagem

Desafios:

🔔Tempo: Olha ele aí de novo, que fique claro que não estou reclamando, mas quem tem filho sabe. É incrível, basta pegar pra ler o livro que eu escuto uma menininha reclamando, haha. Minha pequena adora atenção e não consegue me ver concentrada em outra coisa. Eu tento distraí-la e vou lendo. Nessa etapa de desafios não estou usando nada de desculpas, nem o tempo, por mais incrível que pareça.

Nada de muitos desafios nesse inicio, por enquanto… Hoje foi só o primeiro dia.

Meta:
✏ Resolvi não estabelecer metas de quantos livros irei ler, por que é muito relativo e depende muito do livro. Minha meta ficou estabelecida assim: Dois capítulos por dia.

Fazer uma resenha dos livros que eu conseguir ler todo início de mês, assim vai dar pra acompanhar minha evolução na agilidade de leitura e processamento de informação mês a mês.

Métodos:

Mesmo pra quem ama ler, fica difícil recomeçar com hábito depois de tanto tempo. Vou explicar melhor, mesmo que seja muito constrangedor.

Toda segunda-feira aqui em casa reunimos a família e lemos cada segunda-feira um capítulo de algum livro religioso. Quem geralmente lê é meu marido e no mês passado resolvi ler (Pra que?). Concluindo, eu li como uma criança da pré-escola. Então estou realmente necessitada de voltar a ter esse hábito.

Para tanto vou usar alguns métodos.

Começar a ler livros de leitura fácil e depois evoluir para livros com vocabulário e escrita mais difícil

➡ Embora o ideal seja ler em ambiente calmo, livre de distrações, bem iluminado, e que não tenha muito barulho; eu vou ler sempre que for possível.

Ler um capítulo antes de dormir, assim “mato dois coelhos com uma cajadada só” e tenho um sono mais calmo.

Só comprar outro livro depois que terminar os livros que já tenho e ainda não li, vou listá-los aqui no blog depois para me facilitar nessa tarefa.

Marcar páginas que irão me auxiliar na resenha.

➡ Usar papel e caneta para anotar palavras afim de aumentar meu vocabulário.

Manter o livro que estiver lendo sempre à vista como um lembrete.

 

Vou testar sempre os métodos que eu ver por aí, e também aqueles que eu desenvolver, pra ver o que funciona ou não.

Em breve escreverei sobre os livros que não li mas que já tenho na minha estante.

Boa sorte pra mim!

Anúncios

6 comentários

  1. Pra mim não tem coisa mais gostosa. Já não é mais um passatempo e sim uma hábito. Na minha casa tem livros por todos os lados. Onde eu sento tenho que puxar algo pra ler. Sempre ando com um na bolsa e onde eu vou, dou uma paradinha (uma fila ou algo do tipo) e lá vai eu com meu companheiro 🙂

    episodiodehoje.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s